Curso de Html5 | Aula 07 – Como criar Link e Como usar as Tag A (Anchor)

Curso de Html5 | Aula 07 - Como criar Link e Como usar as Tag A (Anchor)

Uma vez que o html5 se tornou uma linguagem puramente de estruturação de conteúdos, os links passaram a ser, senão o mais, um dos mais poderosos elementos de interação do html.

Mas, antes de ver o vídeo abaixo o qual mostro como criar links nas suas páginas html, te convido a ver as demais aulas do curso de html5 online aqui do portal. Então, Clique Aqui e veja todas as Aulas do curso!

Curso de Html5 | Como criar Links e Como usar as Tag A (Anchor)!

Dando continuidade ao ensino da linguagem html5, aqui apresentarei a tag a, o qual é utilizada para criar link nas páginas html.

Com certeza, a tag a está entre as tags html mais usadas. Pois, para criar links do menu do site usamos a tag a, para criar links nos artigos do blog usamos a tag a, para criar uma lista de categorias na barra lateral do site também utilizamos a tag, e para criar os famosos banners do sites usamos a tag img e… a tag a.

Ou seja, a tag A aparece em diversos momentos do nosso site, pois é com ela que criamos os nossos link, e no vídeo abaixo você verá como usar a tag a do jeito certo.

Quero Aprender Muitos Mais sobre Html5! Venha Participar do Curso!

Se você já viu outros artigos meus, já deve saber, mas caso ainda não tenha visto, fica aqui a dica.

Para ensinar as pessoas interessadas em serem profissionais capazes de criar sites e aplicativos web começando do zero, tendo apenas o conhecimento bem básico de informática, criei o curso Do Zero a WebDesigner com Guilherme.

No curso, o foco é te ensinar as linguagens de desenvolvimento de sites (html5, css3, javascript, php e mysql) de maneira tal, que você seja capaz de olhar para um site, loja virtual e conseguir fazer uma descrição de como você poderia fazer aquele mesmo site sozinho, sozinha, sem orientação. Clique Aqui e Descubra o que Aprenderá no Curso!

Para tornar o que falei acima a tua realidade, no curso atualmente, já tem mais de 28 horas de aulas em vídeo publicadas sobre as linguagens já citadas.

E, neste momento, o curso ainda está crescendo, pois objetivos grandes requerem muito estudo.

Então, se o teu objetivo é descobrir como criar sites e aplicativos web seguindo as suas próprias ideias ou de seus clientes, Clique Aqui e Venha Participar do Curso de WebDesign!

Explicação O Que é a Tag A (Anchor)

No html, a tag utilizada para criar links, da maneira que estamos acostumados a ver, é a tag a, o qual o significado é anchor (no português âncora). Por que anchor (âncora)? Vamos analisar.

Para que serve uma âncora? Para prender, conectar o barco na superfície a terra que está debaixo das águas.

Aqui no html5 a ideia é semelhante, pois ao usar a tag A você estará ancorando, conectando a página atual à(s) página(s) que deseja que os visitantes do site venham a visitar.

O que são os Atributos “Href” e “Target” da Tag A?

Para criar um link com a tag A é preciso pensar em duas coisas: 1) para aonde você deseja enviar o usuário e, 2) se deve abrir uma nova página ou carregar na mesma.

Pois, quando usamos esta tag, geralmente, temos que definir os atributos href (hypertext reference) e o atributo target (alvo), os quais definem o comportamento do link.

Sem o atributo href, nem a opção de clicar surgi, pois de que adianta ter um link que não aponta para lugar algum? Então, sempre que for utilizar a tag A lembre-se de setá-lo (configurar).

No atributo href podemos colocar tanto as urls locais, de maneira relativa (não citando o domínio do nosso site) ou de maneira absoluta (citando o domínio com precedido de http://), quanto urls externas as quais direcionam o visitante para sites alheios.

Além, do atributo acima, precisamos também configurar o atributo target, o qual por padrão, caso não for chamado, receberá o valor “_self”, mas creio que o teu padrão, não o da linguagem, será definir o valor “_blank”.

Ao definir o target com valor “_blank” o usuário abrirá uma nova janela ou aba no browser (navegador), o que permitirá que ele visite a nova página sem que a atual se feche, e isso é bem legal.

Pois, vendo de modo comercial, você desejará que os teus visitantes abram muitas páginas e fechem nenhuma delas, certo. Afinal, se ele esquecer ao menos uma aberta, uma nova venda pode ocorrer no futuro!

Dúvidas e Sugestões Entre em Contato e Parcipe do Grupo!

Caso tenha ficado ou surgido alguma dúvida, fique a vontade para comentar pelo formulário abaixo, também te convido a participar do grupo no linkedin, o qual é destinado aos alunos aqui do portal. Para participar é só clicar no link.

About

Academicamente sou formado em design gráfico (Unip), técnico em multimídia (Senac), possuo cursos livres em web design (Microcamp), ilustração e animação 3d (Melies e Saga), produção de jogos (Unidev), produção de vídeos e efeitos visuais (Saga) entre outros. Atualmente, tenho 28 anos e profissionalmente já tenho atuado como professor em curso técnico (FPA), em curso profissionalizante (DataNet).

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *