Curso de Html5 Online: Lista Completa com Todas as Vídeo Aulas Publicadas!

Curso de Html5 Online: Lista Completa com Todas as Vídeo Aulas Publicadas!

Durante um tempo fiquei pensando em que tipo de conteúdo produzir para o portal e tive a ideia de criar um curso de html5 aonde ensinaria como você pode começar a trabalhar com a linguagem.

Neste curso a proposta é ensinar do zero como você utiliza a linguagem html, explicando as regras, os conceitos, os padrões de criação das tags html5. E, isso certamente te ajudará a dar os primeiros passos. Quer Criar Sites Começando do Zero? Clique Aqui!

Um pouco mais abaixo deixo listadas todas as vídeo aulas já gravadas e postadas aqui no portal, as quais compõe o curso de html5.

Contudo, antes de irmos as aulas, abordarei algumas coisas importantes, para que você possa entender melhor o que é o html, o html5, o que uma linguagem de marcação e uma linguagem de programação.

O que é o Html5? E, Para que Serve esta Linguagem?

Html é a abreviação de HyperText Markup Language, ou seja linguagem de marcação de hipertexto, o qual serve para marca (fará o taguear) o conteúdo indicando o que é um título, um parágrafo, um link, uma imagem, um vídeo, um áudio etc.

Caso, tenha qualquer dúvida, sobre qualquer termo ou palavra aqui apresentada, te convido a visitar a página “Dicionário de Termos” aqui do portal, o link está no menu superior do site.

Atualmente, o html está em sua versão 5, por isso dizemos html5. Ah, mas é o Xhtml? Calma aí, já vou explicar.

O xhtml, eXtensible HyperText Markup Language, é uma versão do html, que ficou entre a versão 4 e 5. Estranho? Mas é isso mesmo.

O que o xhtml fez, foi trazer alguns padrões da linguagem xml, que deixaram o código mais organizado, mais legível, trazendo assim melhorias para o desenvolvimento de site com html.

Mas, Porque não estamos no html6 e sim no html5?

Bom, como estávamos no html4 e suas derivações, e decidiram “criar uma nova linguagem”, na verdade foi mais uma modificação do que criação, chamando-a de xhtml, então, em teoria o html4 parou no 4, e após o 4 vem o 5, por isso não faz sentido criar o html6, sendo que o html5 nem tinha existido. Não concorda?

Qual a Diferença entre Linguagem de Marcação e Linguagem de Programação?

Ao contrário do que muitos chegam a acreditar, o html não é uma linguagem de programação, ele é uma linguagem de marcação de conteúdo o qual serve para dizer ao navegador o que é cada conteúdo. Lembrando que, uma linguagem de programação é muito mais robusta e mais complexa de aprender.

Com o html você estará marcando o conteúdo para que o browser, programa de computador capaz de interpretar códigos html feito sob uma linguagem de programação, converta-a em algo que o usuário, internauta entenda, a página web.

Caso, o html fosse uma linguagem de programação, provavelmente, o javascript (js) teria acabado há anos ou talvez nem tivesse sido criado. Pois, uma das coisas que tornam o js uma linguagem tão difundida, tão popular é que ele faz o que o html, em suas versões atuais, não é capaz de fazer.

Com uma linguagem de marcação, você só marca, taguea o conteúdo, já com uma linguagem de programação você dá ordens ao computador. Digo computador, mas poderia ser um tablet, smartphone, um arduíno ou qualquer outro aparelho com processador.

Através de uma linguagem de programação você faz com que o computador, ou qualquer outro dispositivo já descrito acima, realize tarefas diversas que vão das simples como, cálculos matemáticos ou físicos, escrever texto na tela, até animações complexas com cálculos de física (partículas, refrações, reflexões etc), interações com base em comportamento/ações do usuário como eventos de mouse, teclado entre outras.

Por exemplo, com javascript você poderia simplesmente configurar o teu site para identificar automaticamente o comportamento dos seus visitantes e descobrir qual é a cor que gera mais vendas para o teu negócio online e fazer com que o todo a tua loja virtual assuma este tom e suas derivações. Quer Descobrir Como Programar com Javascript? Clique Aqui!

Por que aprender Html5 se ele não é Linguagem de Programação?

Apesar do html5 não ser uma linguagem de programação, isso não o torna um inútil. Lembre-se, que este permite que pessoas com pouco ou muito conhecimento construam páginas web, o que é muito legal.

E, vale ressaltar que o html5 é uma linguagem “intermediária” como o xml e o json. Então, uma vez que a sua página foi criada em html, não importa se o browser foi criado/construído em c, c++, c#, java, delphi, pascal, ruby ou qualquer outra linguagem de programação, basta que o mesmo saiba ler html e interpretar e vai funcionar.

No fim, se você fizer algo em html, terá criado um projeto multiplataforma, afinal temos browsers tanto para computadores como, para tablets, smartphones etc.

Também é importante entender o seguinte, já pensou se vivêssemos num mundo aonde, só os extremos especialistas fossem capaz de fazer as coisas? Seria muito chato não é verdade? Pois, ter que estudar 10, 20, 30 anos para poder começar a fazer algo é desanimador.

Html5: Descubra se Você é Designer, Desenvolvedor ou Devigner!

Aqui neste curso de html, o foco é introduzir você, leitor do blog, e inscritos do canal Cursos Guilherme nas redes sociais ao assunto criação de sites com html5.

Por isso, vou do começo, apresentando a linguagem e aos poucos vamos avançando cada vez mais.

Através desta aulas você poderá sentir se desenvolvimento de sites é para você ou não, se programação é para você ou não.

Pois, ao trabalhar com html, você começará a sentir se o teu gosto é mais voltado a designer ou a programador ou até mesmo a devigner, como eu.

Se você for mais voltado a design não terá paciência de criar as coisas usando código, se sentirá desanimado(a) por ter que ficar digitando praticamente tudo que precisa fazer.

Caso seja mais voltado a programação, sentirá muita empolgação com o html, e com certeza desejará aprender javascript e php, pois estes sim são linguagens de programação.

E, se você for um caso “raro” será mais voltado a ser um(a) devigner (developer + designer).

Na tradução developer é desenvolvedor, o que poderíamos classificar como “programador”, ou seja, um devigner é um desenvolvedor/programador com habilidades de designer, o que lhe permite fazer aplicações, programas interessantes e visualmente profissionais sem ajuda alheia.

Curso de Html5 Online| Lista de Vídeos Aulas!

Abaixo está a lista de aulas já publicadas aqui no portal, e vou aproveitar aqui para listar também as aulas de html gravadas para a série “Curso de WebDesign” que postei aqui no portal.

Pois, nesta série mostro como você pode fazer projetos pequenos que te ajudam a entender como criar projetos web combinando html5, css3 e javascript.

  • Curso de Html5: Aula 01 – Introdução: Clique Aqui!
  • Curso de Html5: Aula 02 – Títulos: Clique Aqui!
  • Curso de Html5: Aula 03 – Parágrafos: Clique Aqui!
  • Curso de Html5: Aula 04 – Negrito: Clique Aqui!
  • Curso de Html5: Aula 05 – Itálico: Clique Aqui!
  • Curso de Html5: Aula 06 – Imagens: Clique Aqui!
  • Curso de Html5: Aula 07 – Link: Clique Aqui!
  • Curso de Web Design – Como Criar uma Tabela Dinâmica – Parte 01 – O Html5: Clique Aqui!
  • Curso de Web Design – Como Criar uma Galeria de Imagens – Parte 01 – O Html5: Clique Aqui!

Quer Ainda Mais Conteúdo? Venha Conhecer o meu Curso de WebDesign!

Se você está a procura de um curso que te ensine a Criar Sites e Aplicativos Web começando completamente do zero, te convido a conhecer o meu curso Do Zero a Web Designer com Guilherme!

Neste curso eu, Guilherme Pereira, ensinarei como você utiliza as linguagens Html5, Css3, Javascript, Php e MySQL para criar projetos digitais que possam ser apresentados no navegador como, sites e aplicativos web.

Atualmente, o curso já tem 84 aulas e mais de 28 horas de conteúdo em vídeo gravado. Clique Aqui e Saiba Mais sobre o Curso!

Dúvida e Sugestões? Entre em contato!

Espero que goste de artigos e das aulas que deixei aqui listada, e caso tenha gostado te convido a deixar o teu comentário ou ao menos um like ou um share, pois dessa forma você fala para mim que você tem interesse neste tipo de conteúdo. Abraços, e até o próximo artigo!

About

Academicamente sou formado em design gráfico (Unip), técnico em multimídia (Senac), possuo cursos livres em web design (Microcamp), ilustração e animação 3d (Melies e Saga), produção de jogos (Unidev), produção de vídeos e efeitos visuais (Saga) entre outros. Atualmente, tenho 28 anos e profissionalmente já tenho atuado como professor em curso técnico (FPA), em curso profissionalizante (DataNet).

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *