O que Significa, O que é, Para que serve? Veja Aqui no Dicionário!

O que Significa, O que é, Para que serve? Veja Aqui no Dicionário!

É normal quando estamos aprendendo sobre um assunto nos perguntarmos “O que é isso? Para que serve isto? O que significa este termo?”.

E, neste artigo estarei iniciando o Dicionário de Termos Portal, o qual o foco é listar todas as palavras que estarei abordando aqui no portal.

Aqui neste artigo único estarei listando e explicando os termos mais comuns, os quais abordo com freqüência no portal, para que você possa estar consultando, sempre que tiver suas dúvidas.

Para melhor organização e fluidez nas pesquisas estarei listando os termos por ordem alfabética, pois assim será mais fácil para você os encontrar. Então, vamos lá, veja a lista de termos do Dicionário do Portal!

CSS: O que é Cascading Style Sheet e para que ele serve?

Css é sigla de cascading style sheet, o qual traduzido é folha de estilo em cascata.

Css é a linguagem atualmente utilizadas nas páginas html e serve para definir, criar os estilos visuais que atuaram no site.

Com css criaremos todo o visual do projeto web, seja este um site institucional, um blog, um aplicativo web ou mesmo uma loja virtual.

HiperTexto: O que é?

Hipertexto, como o nome diz, é mais que um texto, pois, enquanto um texto normal só permite a plena leitura de seu conteúdo, geralmente de forma linear, um hipertexto permite uma leitura não linear através da navegação entre outras parte do conteúdo por meio de âncoras/link.

Por exemplo, as páginas html permitem a navegação entre outras páginas atráves do clique do mouse, toque na tela, algo que não é possível numa página física (papel).

Html: O que é e Para que serve HyperText Markup Language?

Html é o sigla de HyperText Markup Language, o que na tradução significa linguagem de marcação de hipertexto.

O html serve para estruturar as páginas web de modo a permitir uma leitura mais fácil do conteúdo. Afinal, ver texto corrido sem negrito, itálico, sem diferença de tamanho, sem espaçamento, como em um arquivo txt do bloco de notas, ninguém merece, não é verdade?

Ao utilizar o html em suas páginas consegue-se dar a devida formatação ao conteúdo permitindo assim diferenciar os diversos tipos de texto através da utilização das tags html. Quer Descobrir Como usar as Tags do Html? Clique Aqui!

Exemplo, ao utilizar tag strong cria-se negrito, ao usar tag em cria-se itálico, com a tag img criamos imagens, com a tag a criamos links e com a tag video conseguimos exibir vídeos, e tudo isso por debaixo dos panos é apenas texto.

Html5: O que é HyperText Markup Language 5th?

O html5 é, atualmente, a versão mais recente do html, e ele veio para fornecer ferramentas que agregam valores semânticos ao conteúdo através de suas tags html, para que os buscadores pudessem diferenciar e classificar melhor o conteúdo.

Ou seja, com html5 você consegue dizer de uma maneira bem melhor qual a função e importância daquele bloco de conteúdo perante o contexto da sua página. Quer criar Sites e Aplicativos Web com Html5? Clique Aqui!

Exemplo: com a tag main falamos qual é o conteúdo principal do site, o qual é o conteúdo que o usuário visitante realmente veio consumir, afinal, quem é que entra em sites para ficar vendo propagandas?

Já com a tag article envolvemos os comentários do visitantes, o próprio artigo/post do site, do blog, ou mesmo a descrição dos produtos da loja virtual.

Com a tag section separamos o conteúdo do site em sessões diferentes mostrando para a buscador que o conteúdo inicia e fecha naquele mesmo bloco.

Motores de Buscas: O que é um buscador e para que serve?

No inglês searchs engine, ou traduzido no português motores de busca, ou no popular brasileiro, buscadores são os sites que varrem, vasculham a internet em busca de seu conteúdo disponível.

Após vasculhar a web em busca de conteúdo, os buscadores fornecem ferramentas que permitem os seus usuários, clientes ter acesso as páginas encontradas por meio de pesquisa por palavras-chaves, as famosas keywords.

Palavras-Chaves: O que é uma Keyword e para que ela serve?

Keyword no inglês, o qual traduzido para o português é palavra-chave (word = palavra, key = chave), é uma palavra comum no processo de busca.

Exemplo, quando você vai nos sites de pesquisa (google, yahoo, bing etc) buscar por um determinado conteúdo, você digita uma palavra ou um grupo de palavras que tenham relação com o que deseja encontrar, e isso faz com que cada uma das palavras que você digitou torne-se uma keyword.

Valor Semântico: O que significa?

Em, divesos momento no portal, você me verá falando sobre valor semântico, mas o que isso significa?

Valor semântico é o valor, o sentido que aquele código, tag, bloco de código está agregando a uma determinada informação. Exemplo, ao utilizar a tag strong você agrega sentido de maior importância, de maior destaque ao um determinado bloco de texto isso perante os motores de busca.

Então, ao ver um determinado texto circundado pela tag strong, o buscador encarará que aquele texto possui uma importância maior perante o conteúdo do parágrafo.

Xhtml: O que é eXtensible HyperText Markup Language? Veja para Que Serve!

O xhtml é uma versão do html, anterior ao html5, e veio para trazer “melhorias” ao html, perante as versão vigentes na época, ao agregar padrões da linguagem xml.

Por exemplo, com xhtml, temos já a separação entre conteúdo html e css. Pois, no princípio, nas primeiras versões do html, era este que determinava os estilos visuais das páginas dos sites, e já no xhtml, não temos mais isso.

Xml: O que é eXtensible Markup Language?

Xml é a sigla de eXtensible Markup Language, ou seja, uma linguagem de marcação extensiva.

Falamos uma linguagem de marcação extensiva, pois assim como o html, com xml marcamos o conteúdo, a diferença é que o arquivo .xml não deve ser exibido em lugar algum.

Como assim não deve ser exibido em lugar algum? Exatamente isso, não exibimos o arquivo xml diretamente, o que devemos fazer é utilizar uma outra linguagem que lerá o arquivo xml, pegando as suas informações e exibindo por fim em uma página html, em programa desktop, ou aplicativo mobile, mas diretamente nunca devemos exibir o arquivo xml.

Grupo de Estudantes do Portal!

Aproveitando a oportunidade, te convido a participar do grupo de estudos que criei no linkedin para ajudar os alunos do portal. Clique Aqui e Faça Parte!

Dúvidas e Sugestões? Entre em contato!

Se tiver qualquer dúvida sobre as aulas do portal ou sugestão de contéudo para ser postado, fique a vontade para deixar a sua opinião.

About

Academicamente sou formado em design gráfico (Unip), técnico em multimídia (Senac), possuo cursos livres em web design (Microcamp), ilustração e animação 3d (Melies e Saga), produção de jogos (Unidev), produção de vídeos e efeitos visuais (Saga) entre outros. Atualmente, tenho 28 anos e profissionalmente já tenho atuado como professor em curso técnico (FPA), em curso profissionalizante (DataNet).

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *