Portal Cursos Guilherme

Menu

Documentação Php | Comando Echo: O que é e Como Usar e Exemplos de Uso!

O comando echo é uma palavra reservada da linguagem php, o qual te permite imprimir informação na tela. E, segundo a documentação oficial, echo não é uma função, e sim um construct language, ou seja, uma palavra especial (token léxico) que você usará dentro da linguagem php para executar uma ação (imprimir conteúdo).

Com o comando echo você consegue imprimir na tela/página, o que pode ser convertido para texto dentro do php como: valores númericos, caractéres alfabéticos, símbolos e caractéres especiais, tags html5, código css3 e scripts javascript, valores boleano (ressaltando que no php o valor false, é traduzido para o “caractér” “” [vazio], por isso não é possível visualizá-lo na tela), etc.

Com o comando echo você não imprimirá imagens, mas se você usá-lo imprimir uma tag html5, como a tag img, ou qualquer outra tag que possua um background-image, acaba-se por conseguir imprimir imagens na tela. Porém, observe que não foi o comando echo que gerou a imagem, e sim a tag html5 impressa pelo comando. O mesmo acontece para vídeo e áudio.

Playlist com Vídeos sobre PHP

Mais abaixo você encontrará uma playlist com vídeos sobre PHP para você poder estudar mais!

Versões do PHP:

A função var_dump está disponível para o Php4, Php5 e Php7.

Plataformas Aceitas:

É possível executá-la em plataformas Windows, Linux desde que o php e um servidor que rode php estejam instalados.

A sintaxe de uso do comando echo é:

echo [valor];

Exemplo 01: Comando Echo - Imprimindo Valor Único

Para imprimir um único valor com o comando echo é bem simples, basta escrever echo seguido do valor que se deseja imprimir.

echo 'texto';

Resultado do código:

texto

Exemplo 02: Comando Echo - Imprimindo Valores Múltiplos

Você provavelmente verá de maneira bem rara, mas é possível usar um único comando echo para imprimir múltiplos valores.

Para isso, basta separar cada valor com uma vírgula (,). Não há necessidade de ter espaço entre a vírgula e o valor que virá antes ou depois dela, mas para facilitar a leitura, coloque um espaço após a vírgula. Lembrando-se que, todo comando no php deve terminar com um ponto e vírgula (;).

echo 'pêra', 100, true, 

Resultado do código:

pêra1001 // Vale ressaltar, que o valor booleano true no php é convertido para o número 1

Exemplo 03: Comando Echo - Usando Echo Sem espaço entre o comando e os valores!

Faço aqui uma observação, não é necessário em todos os casos ter um espaço separando echo do valor impresso, pois quando vamos imprimir string hardcode (texto bruto, ex: 'teste'), colocamos o valor entre aspas, e quando vamos imprimir uma variável, a mesma é escrita precedendo o seu nome com $ (ex: $minha_variavel).

Mas, este tipo de coisa é bom não adquirir costume, pois, pode gerar complicações desnecessárias, visto que valores números, booleanos, chamadas de funções, entre outros, escapam ao que foi dito acima.

Então, por boa prática, sempre separe o comando echo dos valores a serem imprimidos com um espaço.

echo'abacaxi';// Funciona!! Mas, como já dito funciona, mas não deve ser feito!

echo$minha_variavel;// Funciona!! Mas, evite ao máximo!

echotestando();// Não funciona como esperado, pois o PHP acha que você está chamando uma função por nome 'echotestando', disparando assim um erro que para a execução do código.

echo1;// Gera um warning, pois o comando 'echo1' não existe

Como dito acima, evite problemas, por causa deste hábito.

Quer Ser um Desenvolvedor Front-End e Back-End?

Você viu na área de Desenvolvimento uma oportunidade para se inserir no mercado de trabalho de tecnologia e está Precisando de um Curso para Começar seus Estudos? Venha Participar do Curso de Desenvolvimento Web do Portal Cursos Guilherme. Atualmente, o curso já está com mais de 34 Horas de Aulas em Vídeos e tem mais aulas por vir. Clique Aqui e Venha conhecer o Curso!

Este Conteúdo te Ajudou?

Se este conteúdo te ajudou, colabore com o portal. Compartilhe com seus amigos.

Playlist com Vídeo do Portal sobre PHP

Estou deixando aqui uma playlist com vídeos já publicados no youtube e no portal, aonde você poderá aprender mais sobre PHP.